Diretoria Técnica - Código de Conduta em Competições

CÓDIGO DE CONDUTA PARA AS COMPETIÇÕES DA LMJ

Com a reestruturação do Código de Ética e Disciplina e a criação da Comissão Disciplinar, a partir do ano de 2013 a Liga Mineira de Judô estará adotando normas mais rígidas nas competições.
Por este motivo solicitamos que cada professor anexe ESTE DOCUMENTO na sua escola, transmita e tire cópias deste MODELO repassando aos seus alunos, no intuito de evitar constrangimentos e punições durante as competições.
Este código de conduta será válido para atletas a partir do Infanto-Juvenil e tem como finalidade a manutenção do verdadeiro JUDÔ do mestre Jigoro Kano E DE ESTARMOS TRANSFORMANDO A LMJ NUM MODELO MUNDIAL DE EXCELÊNCIA NA CONDUTA DOS NOSSOS JUDOCAS.
1 – O atleta que chegar atrasado na competição ou não atender até a terceira chamada estará desclassificado da competição.
2 – É obrigatório o uso de chinelos até a entrada do shiai-jo. O atleta que chegar descalço ou portando outro estilo de calçado irá receber hansokumakê.
3 – Será desclassificado da competição o atleta que se apresentar para Comissão Técnica ou qualquer autoridade da LMJ, dentro da quadra da competição, sem a faixa na cintura, com o kimono aberto ou de forma inadequada a sua condição de judoca. O judoca que for repreendido sem o wagui, sem justa causa será desclassificado da competição e ainda a critério da Comissão de Ética ser suspenso por mais um evento. (ex.. de causa admissível: troca de wagui por recomendação da arbitragem ou na pesagem) A faixa mal amarrada será motivo de repreensão por parte das autoridades da LMJ, entretanto o atleta só será desclassificado em caso de reincidência. Neste caso o professor do aluno será chamado e será feita a recomendação para que o atleta não receba a próxima punição. O atleta poderá estar trajando agasalho por cima do seu wagui.
4 – O atleta que permanecer na quadra antes da chamada de sua classe e categoria e após o término da súmula será desclassificado da competição e se estiver classificado não receberá a premiação e não contará pontos para seu clube/associação ou ranking. Se o atleta não tiver obtido nenhuma classificação será punido com suspensão na próxima competição da LMJ.
5 – O atleta ou técnico que repassar orientações aos seus atletas durante o combate dentro da quadra de competição será suspenso por duas competições.
6 – Dentro do shiai-jo só será permitida a saudação do judô. Toquinho de mão ou qualquer outra forma de saudação será punida com shidô para ambos os atletas se houver manifestação de ambas as partes.
7 – Não poderá haver nenhum tipo de manifestação na vitória ou derrota. Serão punidos com hansokumake qualquer gesto excessivo na vitoria e qualquer questionamento na derrota.

(São consideradas comemorações exageradas, apontar ou falar qualquer coisa ao adversário, bater no shiai-jo, bater no próprio corpo, danças de qualquer tipo, ofensas aos adversários, ,árbitros e equipe organizadora de todo tipo).


PARAGRAFO 1º. – A partir da primeira competição de 2014 o judoca deverá obrigatoriamente ter afixado no judogui de competição o escudo do seu clube ou associação e escudo da LMJ. O judoca que transgredir este item está automaticamente desclassificado da competição. Portanto está sendo dado mais de 360 dias para que os clubes e atletas se adéqüem a esta solicitação.
PARAGRAFO 2º. – Fica criada a partir desta data a OUVIDORIA DA LIGA MINEIRA DE JUDÔ, que estará funcionando a partir da próxima competição da LMJ.


Sidnei da Silva Moreno