Recursos - Fotos - Workshop Liga Mineira de Judô- Komatsu

*Fotos ao final do texto



Workshop Liga Mineira de Judô- Komatsu

           Um marco na vida dos pequenos guerreiros de Lagoa Santa. Se há uma frase para descrever o ocorrido no último dia 12 de Agosto, ei-la. A presença da campeã olímpica de Judô do Japão Mica Sugimoto e da Auxiliar técnica da Seleção brasileira Yuko Fujii deixou os pequenos (e os grandes também, há de se salientar) atletas de judô do projeto Amigos do Judô e convidados extremamente realizados. Dotadas de um carisma contagiante e de apurada técnica, passearam pelo judô desde o lúdico até às técnicas mais detalhadas para a boa e eficaz execução dos golpes. Para os realizadores do evento, um sucesso absoluto, que pairava sob o ambiente com exultação, grande respeito e total senso de dever cumprido.
           Parei várias vezes para observar um pouco, dado o tempo curto e contado para as atividades, e o que pude ver claramente foi o olhar do possível. Citado pelo Idealizador e Gestor do Projeto Amigos do Judô, professor Galileu Paiva, “dois dos três medalhistas olímpicos de judô do Rio 2016 saíram de projetos sociais”. Captei por diversas vezes, partilhado por outros professores convidados para esse evento ímpar, o brilho e o desejo de tornar isso uma realidade palpável, plausível. Sabemos de todos os percalços que um atleta de alto rendimento irá enfrentar, todavia, de causa justa e inerente, somos brasileiros. Temos a prerrogativa de ter no sangue a garra necessária, contra todas as possibilidades. As mais de 150 crianças presentes e seus sonhos tendo um contorno inicial quanto ao futuro foram a cereja do bolo em toda a conclusão. 
           A cortesia se fez presente ao evento, desde o encantamento dos atletas com a presença referida das atletas japonesas até mesmo com o silêncio dos pequenos (crianças com 04-05 anos) frente à postura que se aprende cedo nesse esporte que é um modo de vida. O gosto de querer mais ficou estampado em cada rosto, ao término. Gentilmente, as atletas tiraram fotos, deram autógrafos, distribuíram sorrisos e esbanjaram simpatia. Quebraram todos os protocolos possíveis. Saímos muito mais admirados depois disso tudo. Elas, um pouco mais brasileiras.
           Nossos totais agradecimentos à equipe da Komatsu, extremamente profissionais e gentis no trato com todos. Somos imensamente gratos ao espaço cedido pela Escola Palomar, instalações impecáveis e funcionários muito atenciosos com quem chegava. Não há uma escala para medir gratidão, há a atitude de falar bem a quem encontrar sobre o que deve ser compartilhado. Dia que ficará por anos marcado em nossas vidas, e que melhora o nosso cotidiano por ensinar cada vez mais como é vivenciar e praticar uma das máximas do Mestre Jigoro Kano, o Jita Kyoei (bem-estar mútuo).
                                                 Domo Arigato.
                                                 Professor Rafael Viana – Liga Mineira de Judô.