Arbitragem - NORMAS DE ARBITRAGEM

 

 

NORMAS DE ARBITRAGEM

 

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE UMA REGRA E UMA NORMA?

 

CUMPRIR REGRAS ou SEGUIR NORMAS?


A diferença básica é que uma REGRA é imposta, já a NORMA é estabelecida.
A REGRA você cumpre porque alguém  MANDOU você cumprir,
A NORMA você segue porque você entende o motivo dela existir, você sabe que a NORMA é importante por determinado motivo.
A importância de estar com o uniforme de arbitragem limpo e sempre em ordem é uma NORMA, pois o bom PROFISSIONAL entende a apresentação pessoal como parte do crescimento profissional dele.
PONTUALIDADE e ASSIDUIDADE são NORMAS de eficiência e de respeito a LIGA MINEIRA DE JUDÔ e aos colegas de Arbitragem.

Um bom PROFISSIONAL sabe que cumprir os procedimentos do posto, e outras atitudes  são NORMAS importantes.
E VOCÊ? É um PROFISSIONAL que segue NORMAS ou é um  AMADOR que cumpre REGRAS?

 

 NORMAS DE ARBITRAGEM

 

1 - ÁRBITRO ASPIRANTE A FAIXA PRETASÃO JUDOCAS DA FAIXA ROXA OU MARROM QUE ESTEJAM APRENDENDO A ARBITRAR E  QUE ESTEJA CUMPRINDO EXIGENCIAS PARA O EXAME. – ESTA CATEGORIA DE ÁRBITROS  NÃO TERÁ DIREITO A REMUNERAÇÃO NEM ALMOÇO POR SER ESTAGIARIO. GANHA HORAS DE ARBITRAGEM NO SEU EXAME DE FAIXA PRETA DESDE QUE APRESENTE A NIKKI A UM DOS DIRETORES DE COMPETIÇÃO E SOLICITE A NOTIFICAÇÃO DO EVENTO.

 

2 - ÁRBITRO OFICIAL DO CLUBE, INDICADO NA FICHA DE INSCRIÇÃO, NÃO RECEBE PRO-LABORE E TERÁ DIREITO AO ALMOÇO.

 

3 - ÁRBITRO OFICIAL DA LMJ CANDIDATO A EXAME DE GRADUAÇÃO (NIDAN E SUPERIORES)  POR ESTAR CUMPRINDO HORAS NÃO RECEBE PRO-LABORE E TERÁ DIREITO AO ALMOÇO

 

4 – ÁRBITRO VOLUNTARIO É AQUELE QUE SE APRESENTA PARA AUXILIAR, INDEPENDENTE DE CONVOCAÇÃO OU INDICAÇÃO DO CLUBE – ÊSTE ÁRBITRO NÃO RECEBERA PRO-LABORE E TERÁ DIREITO AO ALMOÇO. O ÁRBITRO VOLUNTARIO GANHA HORAS PARA O SEU PRÓXIMO EXAME DE GRADUAÇÃO DESDE QUE LEVE A NIKKI E SOLICITE A UM DOS DIRETORES  A NOTIFICAÇÃO E ASSINATURA DO EVENTO.

 

5 -  SERÃO PAGOS NA LIGA OS ÁRBITROS CONVOCADOS PELO DIRETOR DE ARBITRAGEM  APÓS AUTORIZAÇÃO DO DIRETOR FINANCEIRO.

 

6 – DIRETOR DA LIGA  - NÃO RECEBE PRO-LABORE E TERÁ DIREITO A ALMOÇO. (NORMA ESTATUTARIA)

NÃO PRECISA DE APRESENTAR O ÁRBITRO SE ESTIVER TRABALHANDO DURANTE TODO O EVENTO, POREM PRECISA APRESENTAR O MESARIO PARA RECEBER O BONUS PROFESSOR.

 

7 – ÁRBITRO COMPETIDORQUANDO SE APRESENTAR APÓS AS 11 HORAS AO DIRETOR DE ARBITRAGEM PAGARÁ CINQUENTA POR CENTO DO VALOR DA ARBITRAGEM. ÁRBITRO COMPETIDOR NÃO PODE SUBSTIUIR O ÁRBITRO OFICIAL DO CLUBE


8 - O TRABALHO DE VOLUNTARIO REALIZADO NA LIGA MINEIRA DE JUDÔ DÁ DIREITO DE DESCONTOS NA TAXA DE PROMOÇÃO DE FAIXA E ISENÇÃO E NA TAXA DE ANUIDADE DESDE QUE A PESSOA NÃO SEJA ATLETA COMPETIDOR.


9 - AS HORAS DE ARBITRAGEM TEM QUE SER CUMPRIDAS DE ACORDO COM O REGULAMENTO DO PROGRAMA DE OUTORGA DE FAIXAS DA LIGA MINEIRA DE JUDÔ.


10 - É FACULTADO AO PRESIDENTE DA LIGA MINEIRA DE JUDÔ COM ANUENCIA DA SUPERINTENDENCIA ADMINISTRATIVA  ABONAR HORAS DE ARBITRAGEM  EM FAVOR DE ASSESSORES DA DIRETORIA DEVIDAMENTE CONVOCADOS ATRAVÉS DE INSTRUÇÕES NORMATIVAS.